Auditoria da Qualidade dos Recursos Humanos - TEORIA E PRÁTICA

COUTO, THADEU DO
QUALITYMARK EDITORA

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10 dias


A Auditoria Contábil-Financeira e a da Qualidade são mais longevas que a de Recursos Humanos. Uma das razões do surgimento tardio na área de RH deveu-se a um velho paradigma de que essa área não lida com coisas concretas, mensuráveis e homogêneas, pois os comportamentos e ações humanas são subjetivos e heterogêneos essencialmente. Em 1985, Dayle Yoder já comentava esse negativismo ao assinalar que “...a essência do êxito da gestão de pessoal é a manutenção de uma atmosfera e tom intangíveis”. Mais adiante ele reafirma que “...as atividades de recursos humanos resistem a qualquer medida de avaliação e medição”. Só se admitia a Auditoria numa única área de RH, por ser homogênea e estar presa a atividades padronizadas. Uma tinha caráter cartorial e estava disciplinada por normas (leis, decretos, CLT, Previdência Social etc.). A outra tinha conotação financeira, por efetuar o pagamento de pessoal. Esta função é representada pelo Departamento de Pessoal (DP), que é a única área de RH auditada há longos anos. Porém, com o advento da Revolução da Qualidade ficou provado que se pode avaliar, quantificar ou auditar qualquer atividade, quer seja material (bens e produtos) ou imaterial (serviços). O RH é essencialmente um prestador de serviços, logo também pode ser auditado. Este livro explica em detalhes toda a metodologia e as fases de uma auditoria em todos os segmentos de RH, sendo a primeira obra completa, de conteúdo teórico-prático, sobre esse tema, sem similar tanto no idioma português como no espanhol.