|
Como Resistir à Amazon e por Quê
CAINE, DANNY
ELEFANTE EDITORA
60,00
Estoque: 16
|
Nunca houve uma empresa tão grande, poderosa e abrangente como a Amazon. A Amazon sabotou a capacidade das pequenas empresas de sobreviverem. A Amazon é uma continuação da história iniciada quando o Walmart e outras megastores começaram sua rápida disseminação. A Amazon é, de fato, o elo mais recente na cadeia de ameaças aos pequenos negócios de varejo. Uma cadeia que vai de shoppings a redes de megastores a gigantes do comércio eletrônico, cada um agindo de sua própria maneira perniciosa para destruir os centros comerciais das cidades. No entanto, a Amazon é mais perigosa do que o Walmart por ser muito maior e ter as suas garras em muito mais empresas. A Amazon Services é um sistema de computação em nuvem que fornece a infraestrutura de dados para grande parte da internet, desde servidores do governo à Netflix. É quase impossível que alguém use a internet sem a participação silenciosa da Amazon. Isso por si só significa que a Amazon tem um impacto gigantesco na nossa vida cotidiana. Além disso, seu enorme portfólio de empresas e produtos indica que a Amazon tem um dedo em cada campainha da Ring, cada compra no supermercado Whole Foods, cada audiolivro da Audible, cada avaliação do Goodreads, cada matéria do Washington Post, cada sapato da Zappos, cada transmissão do Twitch, além de muitos dos anúncios on-line, smart speakers, leitores de livros digitais e programas de TV. A Amazon construiu até mesmo a sua própria rede nacional de entregas: em vez de trabalhar com o serviço nacional de correios, a UPS ou a Fedex, a Amazon criou do zero a sua própria versão privada desses serviços. E os resultados são perigosos. […] Enquadrei este livro em torno da Amazon porque ela é a mais poderosa, eficaz e implacável praticante de um novo tipo de comércio, mas muitas outras estão tentando aprender com o manual da Amazon. Este novo comércio é mais do que uma empresa que vende muitos livros — é uma reavaliação fundamental de como encaramos os termos de privacidade. De como entendemos o papel de uma empresa na sociedade. Dos limites do poder de uma única empresa. Do nosso ambiente. Em alguns aspectos, do que significa ser humano. O pensamento da Amazon representa uma mudança no estilo de vida e, se você me perguntar, é uma mudança contra a qual vale a pena resistir. Acredito profundamente na ideia de que ser humano significa mais do que ser uma fonte de dados com a qual as empresas podem te vender coisas. Ser humano é algo que não pode ser medido em cliques, dados ou dinheiro. Devemos resistir às empresas que querem derrubar essas formas de ser humano. — Danny Caine, na Introdução
|
|
|