Matemática e Os Professores Dos Anos Iniciais

CURI, EDDA
MUSA

69,00

Sob encomenda
7 dias


Muito já tem sido dito e escrito sobre a formação conceitual e didático-pedagógico em Matemática do professor polivalente que atua nos primeiros anos de escolarização. Alguns destes trabalhos têm denunciado a precária formação inicial deste professor, sobretudo a reduzida carga didática que os cursos de graduação oferecem em relação aos conhecimentos específicos (Matemática, Ciências, Língua Portuguesa,...) de sua atividade profissional. Porém, poucos são os estudos acadêmicos, como é o caso deste livro, que tomam como foco de investigação os saberes docentes e a formação desse professor. Outro problema discutido e investigado neste livro são as crenças e atitudes geralmente negativas e pré-conceituosas que muitos desses professores estabelecem em relação à Matemática e seu ensino. Relação essa decorrente de uma história de fracasso escolar e da construção de uma imagem de que a Matemática é “um bicho de sete cabeças” e que somente poucos são capazes de aprendê-la. Se este problema não for tratado durante a formação inicial trará sérias conseqüências à prática docente futura. Esse é o maior desafio de quem forma esses professores, pois precisa promover atividades pedagógicas específicas que tragam à luz, problematizem e superem esses traumas, crenças e pré-conceitos. Além disso, não basta ao professor polivalente aprender a ensinar Matemática de modo diferente do que aprendeu. Precisa também saber estabelecer articulações e conexões entre a Matemática e as demais disciplinas do currículo escolar, afinal ele não é propriamente um professor de Matemática, mas um professor que também ensina Matemática. Essas demandas fazem com que a atividade pedagógica do educador matemático que forma professores para os primeiros anos de escolarização seja diferente daquela desenvolvida nos cursos de licenciatura em Matemática, cujos alunos geralmente têm uma relação bem-sucedida com essa disciplina. Essa é a problemática de fundo deste livro. O leitor encontrará, além disso, uma ampla revisão bibliográfica sobre os conhecimentos docentes fundamentais para ensinar Matemática nos primeiros anos; um breve histórico da formação de professores polivalentes no Brasil, com destaque para a formação relativa ao ensino de Matemática e, por fim, o relato e a análise de uma experiência de formação conceitual e didático-pedagógica em Matemática em um curso de formação de professores polivalentes em exercício. Dario FiorentiniFE/Unicamp
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