Empresas Familiares

SEABRA; SANTOS; TAJRA
ALTA BOOKS

64,00

Estoque: 10

UMA ABORDAGEM PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDASO livro tem por objetivo apresentar várias reflexões e sugestões práticas que favorecem a longevidade da organização, a sustentação dos laços familiares e a preservação do patrimônio construído. Apresentamos o contexto da sociedade atual e mostramos a importância de a empresa familiar se atualizar e inserir em suas práticas novos modelos mentais que levem à inclusão das tecnologias. Essa adaptação ao novo momento social, econômico e cultural é fundamental para que a empresa possa se posicionar de um modo mais dinâmico no mercado, bem como para que as novas gerações desejem participar dos negócios da família, aumentando a longevidade da empresa. Como em todas as relações humanas, também nas empresas familiares surgem os conflitos, que devem ser aproveitados como oportunidades e bem direcionados. O leitor será apresentado à Teoria dos Três Círculos da Empresa Familiar, para que entenda as três esferas inter-relacionadas e que não podem ser analisadas separadamente: empresa, família e propriedade. Será abordado também como conduzir um processo de sucessão; estabelecer uma governança que possa discutir adequadamente as necessidades da família, a meritocracia da gestão e a manutenção e ampliação do patrimônio; e como a gestão da empresa familiar deverá se posicionar estrategicamente em decorrência de seu ciclo de maturidade relacionado ao momento financeiro da empresa, das necessidades da família e de sua relação patrimonial.A gestão das empresas familiares vai muito além de administrar o fluxo de caixa e o patrimônio, permeando um conjunto de interesses entre os membros que, devido ao fato de serem muitas vezes conflitantes, devem ser observados estrategicamente e conduzidos tecnicamente por meio de planos e ações que favoreçam a manutenção da família, da empresa e do patrimônio. Neste livro, o leitor terá uma visão sistêmica das variáveis que afetam o cotidiano das empresas familiares e conhecerá técnicas, ferramentas e práticas que podem ser implementadas em pequenas e médias empresas para auxiliar na elaboração de estratégias. Os capítulos foram estruturados de forma complementar, muitas vezes tendo conceitos integrados entre eles. O leitor poderá fazer a leitura conforme as demandas e os interesses que considerar mais importantes, mas este livro deve ser visto como um guia de boas práticas a serem aplicadas no cotidiano das empresas. Nosso propósito é apoiar as empresas para que façam suas escolhas de modo consciente em relação ao posicionamento estratégico diante da Revolução 4.0, aos conflitos emocionais entre os membros da família, às decisões financeiras e patrimoniais, ao processo de sucessão e à estruturação da governança, sempre refletindo sobre a importância destes elementos essenciais: gestão, família e patrimônio.
Ao navegar no nosso site você declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade