|
Metodologias Ativas e As Tecnologias Educacionais
MONTEIRO, PATRICIA; CHAMON, EDNA; SANTANA, LEONOR;
ALTA CULT
70,00
Estoque: 7
|
Apesar de já possuirmos vários indícios sobre os impactos da Revolução 4.0 em relação às atividades econômicas e às desigualdades sociais, essa é uma preocupação que permeará a vida de todos no âmbito social, cultural, educacional e em todo o viver do ser humano. É nessa perspectiva que METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS alerta e sugere o quanto é importante rever o papel pragmático, além da atuação crítica da educação e nos fazer refletir mais uma vez — porque isso não é novo — o quanto é necessário inserir o educando em uma posição de protagonista do percurso de sua vida. Esse protagonismo pode ser favorecido por meio de práticas educacionais, que podem ocorrer tanto no ambiente formal do ensino como no informal, e isso pode se dar pelo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais. As metodologias ativas constituem um resgate do processo de ensino-aprendizagem por meio de abordagens dinâmicas, lúdicas e, ao mesmo tempo, objetivas, permitindo que o educando se posicione ativamente, enquanto o educador se torna um mediador do processo para atingir os objetivos planejados. Neste livro, demos ênfase às metodologias ativas com o uso das tecnologias digitais por considerar que tais tecnologias são típicas da 4ª Revolução Industrial, porém, as propostas que apresentamos também abordam as tecnologias analógicas, pois essas continuam e continuarão em nosso cotidiano, indo muito além do mundo digital. O livro tem por objetivo posicionar o leitor em relação aos conceitos, princípios e estratégias do uso das metodologias ativas no âmbito da educação formal e informal, de maneira contextualizada, conforme os paradigmas da Revolução Industrial 4.0. O livro foi estruturado de forma que o leitor se familiarize com diferentes abordagens e práticas aplicadas à vivência de cada um dos autores, seja no âmbito do ensino presencial ou a distância. A partir do conceito da visão multidisciplinar, os autores dissertam sobre experiências práticas e acadêmicas em diversos contextos, fornecendo ao leitor uma abordagem quanto ao uso das metodologias ativas sob várias perspectivas, com o intuito de revisar o posicionamento do educando e do educador. Os assuntos tratados abordam as fases e características das revoluções industriais, relações entre trabalho, profissão, carreira e as teorias geracionais; as bases conceituais que orientam as discussões sobre metodologias ativas de aprendizagem; as tecnologias educativas analógicas, indicando suas dimensões materiais e simbólicas; as diversas tecnologias.
|
|
|