Escrever bem com gramática - 4º Ano

CARVALHO, LAIZ BARBOSA DE
SARAIVA EDUCACAO - DIDATICOS

230,00

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Metodologia • A obra tem uma linha de abordagem moderna: apresenta atividades inter-relacionadas e trabalha os conteúdos gramaticais relacionados a textos e a temas de interesse dos alunos. Apesar desse enfoque, atende também aos professores que preferem uma linha mais tradicional no ensino da Gramática, trabalhando também com a nomenclatura gramatical e apresentando atividades de fixação da aprendizagem. • Inovadora, criativa, prática e funcional, é a solução para os professores que querem aliar a metodologia construtivista aos aspectos positivos da gramática tradicional. • Enfoca a gramática na sua função instrumental, como um dos recursos para se produzirem textos orais e escritos cada vez melhores, e não como um conjunto de conceitos vazios a serem decorados • Trabalha os conteúdos a partir de textos variados que fazem parte do dia-a-dia: cartas, bilhetes, propagandas, roteiros de viagem, lista de compras, poemas etc Atividades • As atividades – mesmo aquelas consideradas mais fáceis, cujo propósito é a fixação da aprendizagem – são sempre motivadoras para os alunos, estão vinculadas a temas interdisciplinares, e são enriquecedoras para o desenvolvimento de várias habilidades. A obra propõe atividades significativas, que levam o aluno a comparar, analisar e criar, e também a perceber que a gramática tem a função de melhorar o seu texto. Aspecto gráfico • Projeto gráfico novo e mais arejado, propiciando ao livro maior leveza e espaços maiores para o aluno trabalhar. 2º ano Para atender alunos em estágios diferentes de alfabetização, o volume de 2º ano apresenta maior ênfase em dois aspectos principais: • nas propostas de trabalho voltadas para a oralidade e para as atividades em duplas e em grupos, auxiliando a interação e a assimilação de conteúdos por parte dos alunos que não se encontram alfabetizados, ainda; • nos conteúdos e nas atividades que envolvem e se relacionam com o ensino-aprendizagem da Ortografia, auxiliando o trabalho de alfabetização. Apesar desses focos específicos, o volume da 2º ano encontra-se de acordo com a proposta de trabalho geral dos outros volumes da coleção. ESTRUTURA • 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º anos. Cada volume aprofunda os conteúdos do volume anterior. • Em cada capítulo: - Abertura, com texto no qual um conteúdo gramatical é destacado. - Explicação da matéria seguida de exercícios. - Apresentação da ortografia ou outro conteúdo relevante para a série, também introduzido por um pequeno texto. - Explicação da matéria seguida de exercícios. - Desafio (jogos, brincadeiras, pesquisas etc., em que se aplicam os conteúdos específicos trabalhados no capítulo ou que interligam conteúdos de vários capítulos, solicitando que o aluno exercite várias habilidades). • Ao final de alguns capítulos blocos de atividades variadas, para assimilação e sistematização da aprendizagem do conteúdo.
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