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A Reprodução - Elementos Para Uma Teoria do Sistema de Ensino
BORDIEU, PIERRE E PASSERON, JEAN-CLAUDE
VOZES
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A escola produz ilusões cujos efeitos estão longe de ser ilusórios. Assim, a ilusão da independência e da neutralidade escolares está na base da contribuição mais específica que a escola dá à reprodução da ordem estabelecida. Consequentemente, tentar pôr em prática as leis que reproduzem a estrutura da distribuição do capital cultural é não somente dar-se os meios de compreender completamente as contradições que afetam, hoje, os sistemas de ensino, mas também contribuir para uma teoria da prática que, constituindo os agentes como produtos e reprodutores das estruturas, escapa tanto do subjetivismo da liberdade criadora quanto do objetivismo pan-estruturalista. A reprodução do sistema de ensino como instituição relativamente autônoma permite, por sua vez, a reprodução da cultura dominante, e essa reprodução cultural reforça, como poder simbólico, a reprodução contínua das relações de força no seio da sociedade. Bourdieu e Passeron defendem esta tese com um rigor e um esforço de conceitualização teórica raramente igualados nas pesquisas sociológicas contemporâneas.
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