|
Osteoporose: Mais de 100 Respostas Para Suas Pergu
RUSSO, LUIS A. TAVARES
RECORD
37,90
Esgotado
|
A osteoporose é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, representando um alto risco à população. Contudo, são escassas as informações sobre o assunto. Como identificar? Como prevenir? Qual é o tratamento mais adequado? Pensando nisso, um grupo de cinco médicos especialistas se reuniu para escrever Osteoporose. Mais De 100 Respostas Para Suas Perguntas. Através deste jogo de perguntas e respostas os médicos Luiz Augusto Tavares Russo, Luiz Henrique de Gregório, Roberto A. Carneiro, Jaime Samson Danowski e Raimundo Grossi pretendem explicar as principais questões que envolvem essa doença crônica, que já atinge 4 milhões de pessoas no país. Com linguagem simples e acessível, o livro parte do conceito da osteoporose e suas causas, e aborda as formas de tratar e prevenir. Segundo alertam os médicos a osteoporose precisa ser diagnosticada o mais cedo possível para evitar o risco de fraturas nos ossos com conseqüências graves, como as do punho, das vértebras e do fêmur. Como a doença não desenvolve outros sintomas além das fraturas, é fundamental realizar exames específicos para descobrir a doença. Os esclarecimentos sobre a osteoporose, incluídos neste livro, são cada vez mais necessários. A doença é crônica, e já atinge 200 milhões de pessoas em todo mundo, sendo 4 milhões só no Brasil, e com o aumento da expectativa de vida, estima-se que o número de idosos - os mais afetados pela doença - irá duplicar no país até 2005, representando 15% da população, segundo dados do IBGE.
Mais De 100 Respostas Para Suas Perguntas alertam para fatos como a importância da prática periódica do exame de densitometria óssea, o único seguro para o diagnóstico da doença. Apesar da importância da prevenção para o tratamento, apenas as pessoas que possuem plano de saúde (30 milhões em uma população de 170 milhões) conseguem realizar o exame, já que os postos do SUS, em vários estados brasileiros, inclusive no Rio de Janeiro, não disponibilizam deste serviço. O livro revela, inclusive, dados de uma pesquisa realizada em uma clínica especializada, onde cerca de 66,3% dos pacientes apresentavam osteopenia (fase intermediária da doença) ou osteoporose, e desse número praticamente a metade não recebia o tratamento adequado. Apenas 7,3% usavam alendronato e 4,2% raloxifeno (novos medicamentos considerados "de ponta" e eficazes). Traz, também, dicas que ensinam como montar uma casa segura para alguém que sofra da doença. Osteoporose.
Mais De 100 Respostas Para Suas Perguntas é um guia médico prático, no formato de perguntas e respostas, para pessoas que queiram saber mais sobre prevenção e tratamento da osteoporose e tirar suas dúvidas sobre inúmeros problemas relacionados, como menopausa, reposição hormonal, cálcio e artrite reumática. Os autores de Osteoporose. Mais De 100 Respostas Para Suas Perguntas possuem um longo histórico no tratamento da Osteoporose.
Dr. Luis Augusto Tavares Russo, autor de Métodos Diagnósticos na Osteoporose, lançado em 1999, é atualmente Presidente da Sobemon e da Clínica Densso de Densitometria e Diagnóstico da Osteoporose. É também membro da IOF (International Osteoporosis Foundation) e da ISCD (Internacional Society for Bone Densitometry).
Dr. Luiz Henrique de Gregório, integra a ISCD e a NOF (National Osteoporosis Foundation), é Diretor Médico da Clínica Densso e membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
Dr. Roberto A. Carneiro, fundador da Sobemon, é membro associado da American Society for Bone Mineral Research e da International Osteoporosis Foundation.
Dr. Jaime é também membro da IOF e já foi Diretor Científico da Sociedade de Metabolismo Ósseo do Rio de Janeiro (2000/2001) e Presidente da Sociedade de Densitometria Óssea do Rio de Janeiro (1997/1998).
Dr. Raimundo Grossi é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, e integra a Comissão Científica do Comitê de Osteoporose desta instituição, é Membro da Sociedade Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia, e da Sociedade Internacional de Osteossíntese.
|
|
|