Descendo a Augusta Para a Consolação

SILVA, LOU DA
URUTAU EDITORA

48,00

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Descendo a Augusta pra Consolação, de Lou da Silva, nos faz ver o encontro entre duas curiosas figuras na icônica rua paulistana: Stanley Kubrick e Fernanda Montenegro, um cineasta e uma atriz. Duas figuras que encarnam nomes estrelados ao começarem uma conversa na rua. Stanley diz que quer filmar um documentário, pois faz filmes sobre a realidade. Fernanda dá atenção ao homem e começa a contar sua história enquanto eles descem a Rua Augusta. A descida performática pela rua — com paradas em bares e pontos conhecidos da região — vai configurando uma outra realidade, paralela como a Rua Augusta e a Rua da Consolação, espécie de aposta na força do imaginário e das narrativas para se constituir outras maneiras de habitar a cidade. A dramaturgia de Lou da Silva é emoldurada pela narração de Fernanda à lente atenta de Stanley. Ela conta de suas três descidas na Rua Augusta: para esquecer um homem, por amor ao seu filho e por amor ao teatro. Três. Como os sinais que nos avisam que o início de uma peça de teatro se aproxima. Mas a peça, próxima a terminar, quase que nos avisa que uma segunda peça começará quando esta primeira findar. Como se agora aquela descida de Stanley e Fernanda pela Augusta adentrasse nos ciclos urbanos que forjam a cidade, a nos lembrar que nas frestas das apressadas descidas por vezes não percebemos a multiplicidade de histórias que habitam, latentes, aquele pedaço de São Paulo Se, como o título indica, se desce a Augusta para se encontrar uma espécie de consolação, reconforto precário diante da dureza cinza paulistana, o que Stanley e Fernanda acabam por encontrar é um ao outro, uma amizade, a potência da fabulação conjunta das histórias — reais ou não. A dramaturgia de Lou da Silva é uma homenagem a esses encontros fortuitos em uma grande cidade, mas também ao teatro, à rua, à própria cidade e aos transeuntes anônimos que tecem os fios de suas histórias de vida entre o concreto cinza e o colorido das prosas de sua gente. Denizart Fazio
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