|
Geometria Descritiva I
ABRANTES, JOSE E SOUZA, ANDRE ANTONIO DE
CIENCIA MODERNA
86,00
Estoque: 4
|
Estes dois livros atendem à ementa das disciplinas “Geometria Descritiva I e II”, praticada no Ensino Médio de diversas instituições, também podendo ser utilizado como base conceitual ao ensino/aprendizado da disciplina Desenho Técnico Projetivo, normalmente constante na grade curricular dos seguintes cursos: Academias e Escolas Militares, Arquitetura, Belas Artes, Desenho Industrial (Design), Engenharias, Licenciatura em Desenho e Licenciatura em Matemática.
O livro atende à área de Tecnologia e Formação Profissional, como previsto na mudança da reforma do Ensino Médio, uma vez que os alunos que escolherem trilhar esse itinerário de formação, em especial cursos técnicos industriais (Mecânica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletromecânica e Edificações), terão que estudar e praticar o Desenho Técnico Projetivo.
A Geometria Descritiva, também chamada de geometria mongeana ou método de Monge, é um ramo da Geometria que tem como propósito representar objetos do espaço tridimensional ou R3 no espaço ou plano bidimensional R2. Também é conhecida como Geometria Espacial.
Em 1795, o matemático francês Gaspard Monge (1746-1818) criou um método baseado na dupla projeção ortogonal de uma reta. Estas duas projeções, posteriormente, chamadas de vista de cima ou superior ou planta e a vista de frente ou frontal ou anterior, representadas em dois planos ortogonais ou perpendiculares (p e p'), passaram a ser representadas em um único plano, através de um rebatimento, gerando o que se chama em Geometria Descritiva de épura, sendo a base conceitual do Desenho Técnico Projetivo.
Mesmo os mais modernos programas de representação gráfica, especialmente os de Geometria Dinâmica, inclusive com imagens tridimensionais que se movimentam, usam os conceitos básicos da Geometria Descritiva criados por Monge há mais de 220 anos.
Além de base conceitual do Desenho Técnico Projetivo, o estudo da Geometria Descritiva ajuda ao desenvolvimento das inteligências lógico-matemática, viso espacial e pictórica. Também ajuda no processo criativo, fundamental aos profissionais das mais diversas áreas. Criatividade e inovação são a chave para o desenvolvimento de uma sociedade.
Ao longo do livro, especialmente em exercícios resolvidos é praticada a interdisciplinaridade entre as geometrias plana, espacial, analítica e descritiva, bem como com a trigonometria nos triângulos.
|
|
|