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Pensamento Computacional
SCHIMIGUEL, JULIANO
CIENCIA MODERNA
89,00
Estoque: 4
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Nesta obra, encontramos os pilares do Pensamento Computacional (PC) e a Computação Desplugada (Computer Science Unplugged) que envolvem o aprendizado de computação sem o uso do computador. Ilustraremos atividades desplugadas como: Onde está Alan Turing?; e Ordenando o dinheiro na carteira com o BubbleSort. Contextualizamos o PC no âmbito da ferramenta Scratch, descrevendo suas características, focando na sua programação visual, e com exemplos: cálculo das raízes de uma equação de 2º grau, por meio de Bhaskara; controle de um ator em um cenário de labirinto; cálculo de uma posição específica da série de Fibonacci. Descrevemos a Resolução de Problemas e ressaltamos também a Cultura Maker e Lego, com foco nos quatro pilares da educação relacionados à Cultura Maker. Colocamos um caso de aprendizado relacionado à Educação Matemática Financeira, através de um Jogo desenvolvido na Plataforma RPG Maker. Pontuamos uma abordagem prática sobre pensamento computacional e jogos, chamada “The Lean, The Mean, Game Grilling”, usando ferramentas abertas como App Inventor e Thunkable. Ilustramos a utilização da plataforma Arduino, com ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) e Design Thinking; e pontuamos mais atividades para aplicação do PC.
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