|
Energia e Meio Ambiente - 01Ed/20
SION, ALEXANDRE OHEB
DEL REY LIVRARIA E EDITORA
168,00
Estoque: 7
|
A relação entre energia e meio ambiente é função do perfil da matriz energética estabelecida. O Brasil, em um padrão distinto da matriz mundial, tem em torno de 45% da energia de fontes renováveis. A mesma matriz energética determina a participação do setor na emissão de gases de efeito estufa, que no Brasil representa 37%. Observa-se ainda no país um crescimento significativo da fonte solar, eólica e bagaço de cana, o que representa uma diversificação energética em bases sustentáveis.
Não resta dúvida, na perspectiva econômica, que a energia é fator chave para o desenvolvimento do país. Projeções globais apontam por um crescimento da demanda por energia de 60% até 2030.
É nessa perspectiva, que uma visão de futuro do setor energético que diversifique e amplie fontes renováveis e que ao mesmo tempo represente um baixo potencial de emissão de gases de efeito estufa deve ser estabelecida. Por outro lado, os órgãos ambientais precisam se preparar para dar resposta condizente com o desenvolvimento sustentável, em processos de licenciamento e autorizações céleres, baseadas na essencial qualidade técnica e aplicação de tecnologia condizente nos controles ambientais, que ao fim representa qualidade ambiental, desenvolvimento econômico, qualidade de vida e desenvolvimento social.
A presente obra, Energia e Meio Ambiente, se propõe a estabelecer um importante registo e reflexão dos diversos temas atinentes à relação meio ambiente e energia, que vai desde a concepção da matriz energética e sua relação com o avanço tecnológico, o processo de licenciamento ambiental e suas condicionantes, até a relação de empreendimentos hidrelétricos e o impacto ambiental.
Portanto, esta obra representa uma importante reflexão para o Brasil do futuro, pois fato central é que energia e sustentabilidade são requisitos essenciais para um desenvolvimento progressivo e sustentável a longo prazo.
Marília Carvalho de Melo
|
|
|