Educação Literária no Ensino Médio - Metodologia do Ensino da Literatura

ARANTES, ADRIANA JUNQUEIRA
FREITAS BASTOS

110,00

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As Metodologias de Ensino, em geral, vem se desenvolvendo muito nas últimas décadas. Mesmo assim, pesquisas voltadas para uma educação literária na Educação Básica parecem não ocupar, ainda, uma grande fatia dos estudos literários e metodológicos. Para além disso, raramente se observa nos cursos de Licenciatura em Letras disciplina específica que se volte para a Metodologia do Ensino da Literatura; deixando, assim, lacunas várias na formação do futuro professor. Situação que, somada a outras, vem agravando a cada ano, o visível desmantelamento dos cursos de licenciatura em Letras das universidades privadas – responsáveis pela formação de mais de 70% do professorado nacional. Talvez isso explique, em parte, a dificuldade dos professores da Educação Básica no trato com a literatura em sala de aula; já que também, de outro lado, a literatura como objeto lúdico, compete em desigualdade de posição com as formas audiovisuais de entretenimento. Outro aspecto importante a se considerar no campo das metodologias de ensino são as mudanças paradigmáticas na condução da Educação Básica no Brasil em anos recentes. As propostas apresentadas na BNCC, especialmente no caso do Ensino Médio, com a divisão dos estudos em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, além de outros importantes aspectos como a inclusão das culturas e produção literária de origem africana e indígena – oral ou escrita – propõem novos desafios ao professor da área de Linguagens, que se vê imerso neste novo universo escolar para o qual não foi preparado. É neste sentido que este livro pretende, na medida de suas possibilidades, preencher uma lacuna formativa para professores da área de Linguagens e suas Tecnologias – especialmente aqueles da área de Letras; bem como, para os estudantes de licenciatura em Letras e/ou Pedagogia que queiram aprofundar seu conhecimento no campo da educação literária e dos letramentos múltiplos, de forma a atender a uma demanda pedagógica, a da metodologia dos estudos literários na Educação Básica, há muito desatendida.
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