|
Marketing Político No Brasil
CLUBE ASSOCIATIVO DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING P
GERACAO EDITORIAL
120,00
Esgotado
|
Prazer, somos o CAMP! Em 2018, criamos o Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) e, durante esses primeiros anos, estivemos juntos a grandes instituições democráticas brasileiras. Firmamos termo de cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE); realizamos seminário em parceria com o Senado Federal; mantivem os diálogo permanente com comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Criamos um projeto com a escola de Formação Política RenovaBR, onde nossos associados são professores para centenas de futuros candidatos. Compartilhamos forças e know-how com diversas associações de consultores políticos internacionais e fomos reconhecidos por instituições como a Universidade George Washington, através da Graduate School of Political Management. Colocamos os profissionais da nossa área na mesa de decisão com os “grandes” para trabalharmos juntos pela Democracia. Além de tudo isso e das diversas relações com outras instituições associativas, think tanks e acadêmicos brasileiros, nós criamos o Prêmio CAMP da Democracia, uma premiação já conceituada que analisa e laureia os melhores trabalhos de Marketing Político, Governamental e de Defesa de Interesses no País. No Brasil, temos milhões de técnicos de futebol e agora, em tempos de pandemia, vimos milhões de virologistas surgirem – e a cada dois anos, também, vemos milhões de especialistas em consultoria e análise política. Isso comprova a importância do Marketing Político que, assim como poucos outros temas, consegue despertar tanto interesse e ter inúmeros “especialistas” na população brasileira. Nas eleições municipais de 2020, o TSE recebeu mais de 555 mil pedidos de candidaturas, ou seja, se ser candidato fosse listado como atividade profissional estaria entre as principais ocupações do país. Mesmo assim, nossa atividade ainda está longe de ter reconhecimento de uma profissão que impacta e move os brasileiros. Somos hoje mais 210 milhões de habitantes no país, com mais de 150 milhões de eleitores aptos ao voto – 71% da população. Sabemos, portanto, que ainda temos muito a caminhar. Mas nós ainda temos um sonho. Nós temos um sonho que um dia nossa atividade seja compreendida pelos eleitores e pela mídia. Que entendam o papel fundamental da manutenção, aprimoramento e fortalecimento da Democracia brasileira. Nós temos um sonho que um dia vejam nossa importância ao comunicar candidaturas, qualificando e fortalecendo a participação popular através das nossas ações criativas, que são recebidas por cidadãos de todas as idades, mesmo aqueles que ainda são novos demais para serem eleitores. Um serviço de cidadania. Nós temos um sonho que um dia tenhamos um mercado forte, especializado e numeroso, capaz de atender a todas as dezenas de milhares de campanhas eleitorais e colocar em pé de igualdade todos os pleitos, garantindo que os(as) melhores candidatos(as) sejam vitoriosos(as). Nós temos um sonho que um dia teremos nosso trabalho respeitado como qualquer outro, do qual possamos receber nossos dividendos com tranquilidade e na sua integralidade. Sem qualquer pressão de interesses pri-vados ou obtusos. Nós temos um sonho que um dia o CAMP seja reconhecido nacionalmente pelo que é: um selo de qualidade. E que nosso código de ética seja inspirador e seguido além dos nossos associados, mas por todos os profissionais, candidatos e agentes políticos que participam diretamente do Marketing Político. Nascemos para unir e representar o mercado. Nós temos um sonho que um dia através do Congresso Nacional possamos ter leis eleitorais mais claras, democráticas e livres para que o cidadão possa colocar seu nome à disposição de um cargo eletivo a qualquer tempo. É cívico e as campanhas se tornam mais transparentes e acessíveis por darem mais tempo para o candidato dialogar pessoalmente com o eleitor. Nós temos um sonho que um dia nossa profissão seja vista como permanente e não apenas desejada três meses antes do dia de eleição. Nossa atividade deve estar presente todos os dias em uma Democracia consolidada e participativa. Nós temos um sonho que um dia nossa atividade seja reconhecida e regulamentada, para que tenhamos mais segurança empresarial e jurídica para manter e desenvolver equipes com expertise em Consultoria Política e em todas as áreas correlatas do Marketing Político. Nós temos um sonho que um dia a nossa Democracia seja plural, onde todos coloquem suas ideias e ideologias de forma civilizada, e que do entendimento brote a certeza dos rumos e de que todos têm a contribuir com um Brasil melhor. A busca por essa pluralidade e por esse respeito é fundamental. Nós temos um sonho que um dia todos aqueles que participem de eleições sejam impactados pelo trabalho e projetos desenvolvidos pelo CAMP. Apresentamos aqui um marco para o Marketing Político no país. Nenhuma outra obra jamais reuniu tantos especialistas renomados, alguns que trazem na bagagem suas experiências desde o processo de redemocratização do Brasil – e gerações mais novas que, com a mesma qualidade, atualizam expertises e formas de contato com o cidadão. Um livro de consulta atemporal para candidatos, para estudantes, para a Academia e para profissionais de Comunicação – aqueles que fazem Marketing Político e aqueles que fazem a cobertura jornalística. Com a devida licença poética, em suas mãos você tem agora uma “Bíblia do Marketing Político brasileiro”, abordando todo o processo de diagnóstico, estratégia, planejamento, criação e desenvolvimento de campanhas nos meios de Comunicação. E, sim, essa licença também vale para a construção deste texto, ao parafrasear a linha de um dos discursos mais reconhecidos do mundo, “I Have a Dream” de Martin Luther King Jr. O projeto gráfico da presente obra mostra o peso da atividade, mas também coloca os autores do livro e associados do CAMP junto a cidadãos comuns. Como deve ser. Democrático. Todos juntos e misturados em pé de igualdade. Mais um projeto do CAMP que preza pela excelência, seriedade, inclusão e profissionalismo. E por esse trabalho, o primeiro de muitas obras, agradeço a todos os associados, aos autores, ao Tarcísio Dantas pela criação gráfica e aos outros integrantes do Grupo de Trabalho responsável pela organização: Darlan Campos, Gil Castillo, Paulo de Tarso da Cunha Santos e Einhart Jácome da Paz (in memoriam) – que nos deixou muito cedo, um grande estrategista político e, sobretudo, um grande amigo, honrado, com grandes contribuições na formação e consolidação do CAMP. Nós ainda temos um sonho. Um sonho para realizarmos juntos – a Democracia é uma forma de vida, não apenas de governo. Precisamos de mais cultura democrática, espírito democrático, essa maneira de viver precisa ser nutrida e cultivada. São virtudes centrais para a criação de um caráter coletivo – e que trazem mudanças positivas. Democracia está no escritório, nas universidades, na mesa de jantar, está no dia a dia. Ela é feita de liderança, participação e justiça. Democracia é bem comum, é bom senso. Democracia é a arte de cultivar confiança. Em um sistema autoritário, não – é o medo. Democracia é cara, mas mais caro ainda seria viver sem ela. É essencial protegê-la. Somos operários da Democracia. Vida longa ao CAMP! Bruno Hoffmann Presidente do CAMP Bruno Hoffmann é Presidente do CAMP e CEO da ESPLANADA Comunicação Estratégica. Mestre em Political Management pela George Washington University e especialização na Harvard Kennedy School. Laureado nos EUA, Europa e Brasil com mais de 20 prêmios das entidades mais importantes da consultoria política.
|
|
|