|
O Corredor Estreito
ACEMOGLU, DARON / ROBINSON, JAMES
INTRINSECA
139,90
Estoque: 6
|
O CORREDOR ESTREITO
Após o sucesso de Por que as nações fracassam, os renomados economistas Daron Acemoglu e James A. Robinson fazem um levantamento das formas que a relação entre sociedade e Estado podem tomar a partir de uma base elementar: a liberdade ou a ausência dela.
No centro de sua teoria, explicam que a liberdade só é mantida por meio de um embate constante entre a população e quem a governa. Se um Estado forte é necessário para conter a violência, impor a ordem, fomentar a prosperidade econômica e oferecer meios para que a população possa seguir os caminhos que
escolher, é igualmente importante uma sociedade forte e mobilizada para controlar e limitar os excessos do poder estatal.
A liberdade é rara: no jogo de poder que a estabelece, a vontade individual encontra seu limite no
outro, e os dois lados precisam ter forças equivalentes para que floresça. Há, porém, exemplos na história em que a tensão dá espaço ao diálogo, e o que antes era um campo de batalha se torna um corredor estreito que a sociedade e o Estado podem trilhar enquanto cooperam para pavimentá-lo. Em tempos de incertezas e instabilidade em que a liberdade corre o risco de se tornar um atalho para a ruína, a genialidade de Acemoglu e Robinson constroem neste livro os caminhos incontornáveis do século XXI.
• Com contribuições relevantes para o pensamento e o conhecimento de ciências políticas e econômicas, os premiados autores são prováveis candidatos a vencer o próximo Nobel de Economia.
• Neste lançamento conjunto, os dois livros recebem edição especial com projeto gráfico original e tradução de Rogério Galindo e Rosiane Correia de Freitas.
• Por que as nações fracassam e O corredor estreito tratam de assuntos como a qualidade dos serviços públicos, o papel do governo no bem-estar da população e a participação da sociedade na política. Lançados no Brasil no mesmo ano das eleições presidenciais, os livros têm o potencial de se tornarem referência para o debate na mídia nacional e conquistar leitores.
|
|
|