|
Pastoral da Comunicação Em Chave Sinodal
TULLIUS, MARCUS
PAULINAS
25,00
Esgotado
|
Este livro apresenta como um dos pontos fortes sua ênfase na escuta ativa como base para uma comunicação autenticamente cristã. O autor destaca a importância de situar as pessoas e suas experiências no centro da comunicação, valorizando suas vozes, especialmente aquelas que se encontram nas periferias geográficas, sociais e existenciais. Nesse contexto, a Pastoral da Comunicação deve ser entendida não apenas como um setor específico da Igreja, mas como uma “pastoral essencialmente sinodal”, como afirma o autor. É uma pastoral chamada a ativar “um processo dinâmico que inclui a escuta atenta e o diálogo aberto” na comunidade cristã. O livro está estruturado de forma a proporcionar uma compreensão aprofundada e prática da Pascom nessa chave sinodal. Começa o caminho com uma análise sobre a primazia da escuta, a fim de integrar a sinodalidade na prática comunicativa da Igreja. Em seguida, o autor nos guia por uma releitura do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, um grande marco da longa história de reflexão e prática de comunicação eclesial no país. Marcus Tullius, então, nos apresenta os quatro pilares para a ação da Pastoral da Comunicação. Espiritualidade, formação, articulação e produção são experiências essenciais para uma ação evangelizadora fecunda. O autor nos ajuda a entender que “a espiritualidade alimenta a alma da Pascom, a formação garante a competência técnica, a articulação amplia o alcance da mensagem e a produção materializa a comunicação em ações concretas”. A partir desses eixos, a obra ajuda a leitora e o leitor a darem início e a organizarem a Pascom em seus níveis comunitário, paroquial, diocesano, regional e nacional, incluindo grupos de trabalho e projetos de comunicação. Por fim, olhando para o caminho que ainda está pela frente no horizonte da Pascom, Marcus Tullius apresenta alguns elementos práticos para que a comunicação seja realmente um elemento essencial para a vivência autêntica da sinodalidade.
|
|
|