|
Práxis no Ensino Em Biociências e Saúde - Oficinas, Experimentos e Jogos
SPIEGEL; VANNIER-SANTOS; MAIA
APPRIS EDITORA
59,00
Sob encomenda 13 dias
|
O livro Práxis no ensino em Biociências e Saúde: oficinas, experimentos e jogos traz para o leitor uma série de experiências e perspectivas descritas por pesquisadores, colaboradores e alunos de pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), diretamente engajados na produção e difusão de conhecimento científico. A obra é formada por 17 capítulos divididos entre oficinas, experimentos e jogos que poderão servir como inspiração e motivação para o uso de recursos lúdicos, práticos e experimentais como estratégias inovadoras para os ambientes formais e não-formais de educação. A obra tem início com variado menu com 7 deliciosos capítulos apresentando oficinas com desenvolvimento de recursos didáticos, formação de prossionais e promoção da saúde. Na sessão seguinte são apresentados 4 capítulos enfocando atividades experimentais de fácil execução, tipo “mão na massa” (“la main à la pâte” ou “hands-on”), empregando materiais de baixo custo, permitindo a realização em escolas com parcos recursos. São apresentados experimentos de ensino de física, mudanças climáticas e funcionamento ocular. O livro é concluído com rica aquarela de 6 capítulos apresentando jogos que enfocam temas de divulgação científica, promoção da saúde e apoio ao ensino, de forma dinâmica e lúdica, podendo ser empregados, com sucesso, por crianças dos 3 aos 100 anos! Todas essas abordagens primam pela participação ativa e protagonismo dos envolvidos, tornando o processo ensino-aprendizagem leve e dinâmico. Em tempos em que o processo educativo busca novas formas de despertar o interesse dos alunos pelo aprender, este livro pode ser um ponto de apoio para os professores. Vale salientar que essas ferramentas e estratégias foram testadas em numerosas instituições de ensino sempre com grande aceitação e provocando notável entusiasmo entre estudantes e professores. Esperamos que este texto diante de seus olhos possa ser mais do que um livro na estante, acumulando poeira. Esperamos, outrossim, que ele ajude a “sacudir a poeira” das visões e métodos ultrapassados e que possa contribuir para fazer a diferença na educação de tantos alunos, professores e de toda a comunidade escolar, trazendo de volta a doce sensação despertada pelo fazer, experimentar, jogar e – por que não? – se divertir enquanto aprende. Boa leitura, aprendizado e divertimento!
|
|
|