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Caixa Tátil-sonora - Um Processo Educativo
BETHOVEN PESSOA DE MELLO, HUMBERTO
APPRIS EDITORA
68,00
Estoque: 9
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O livro Caixa Tátil-Sonora: um processo educativo traz para discussão o desenvolvimento de uma ferramenta de Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência visual como recurso para o ensino de Geografia. Traremos para leitor uma reflexão da expressão não muito usual em artigos científicos, dissertações e teses: “Caixa Tátil-Sonora”. O que seria a Caixa Tátil-Sonora? Um produto de Tecnologia Assistiva (TA) para possibilitar o ensino da Geografia por meio da cartografia tátil com recursos sonoros? Ou uma ferramenta educacional que passará a maturar nas unidades escolares para possibilitar, em curto prazo, nas salas de aula, sua usabilidade no ensino de Geografia ou em outras disciplinas? Essas e outras indagações caberão ao leitor desvendá-las ao longo dos capítulos que foram escritos de forma simples e didática para melhor entendimento de todos que trabalham ou não com educação especial. Assim, o leitor descobrirá diversas facetas que envolvem a expressão Caixa Tátil-Sonora (sound tactile box), compreendendo sua função associada à cartografia tátil no ensino de Geografia para estudantes cegos e com deficiência visual leve, moderada e grave. Além disso, daremos, na introdução desta obra, com riqueza de detalhes, a nova terminologia usada para definir a pessoa com deficiência visual de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da implantação do novo Código Internacional de Doenças CID-11, em 2022. Este é um livro escrito com muita afetividade pedagógica, que teve início em uma observação realizada com um ex-estudante do Instituto Benjamin Constant (IBC) com deficiência visual grave, que tinha muita dificuldade de entender figuras como um todo e os signos inseridos na cartografia dos mapas táteis produzidos nessa instituição de ensino. Assim, surgiu a ideia de desenvolver uma pesquisa de unir os dois sentidos sensoriais — o tato e a audição — em uma única ferramenta pedagógica de Tecnologia Assistiva (TA) de baixo custo para o ensino de Geografia que contemplasse a pessoa com deficiência visual. Por conseguinte, essa investigação científica foi realizada com estudantes com cegueira congênita e com pessoas com deficiência visual moderada e grave. Essa inquirição levou anos para sua consolidação na produção teórica e tecnológica e suas respostas estão em nossos resultados.
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