Educação e Liberdade em Wilhelm Reich

SAMPAIO, ZECA
PERSPECTIVA

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Wilhelm Reich (1897 - 1957) estudou o funcionamento emocional humano relacionando seus aspectos psíquicos, corporais e energéticos, fazendo com que sua obra enveredasse por diferentes campos do conhecimento, como a psicanálise, a sociologia, a política, a filosofia, a biologia e a física. Embora não tenha dedicado nenhum livro especificamente ao tema, sua preocupação com a educação e patente na maior parte de seus escritos. Sua proposta de profilaxia da neurose, ainda como discípulo de Freud na década de 1920, nasce da constatação, pela psicanálise, de que a neurose seria consequência de uma educação repressora da sexualidade infantil, carregada de culpa e vergonha. Reich sente que essa descoberta exige uma profunda crítica cultural e adota uma posição política radical de luta por transformação social. Com o amadurecimento de suas reflexões, Reich desenvolve uma preocupação educacional ainda mais ampla e que transcende a questão da saúde, penetrando os campos da sociologia, filosofia e política. (...) Em 'Educação e liberdade em Wilhelm Reich', Zeca Sampaio percorre os escritos do médico vienense em busca das diversas discussões que concorrem para formar seu pensamento educacional, apresenta os elementos centrais de sua crítica à educação em nossa cultura e discute sua proposta de transformação, em que a liberdade e o valor central da formação humana e, com ela, a auto-regulação, a vitalidade, o prazer, o amor, o trabalho e o conhecimento.